Apresentação da Educação Corporativa

O que é Educação Corporativa?

Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da organização (Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Programa de Educação Corporativa

Visando acompanhar esta tendência mundial, o Governo de Pernambuco instituiu em 2010, por meio do Decreto nº 35.408, o Programa de Educação Corporativa, que tem por finalidade coordenar a gestão do conhecimento, de modo a proporcionar uma articulação coerente com as competências individuais e organizacionais de cada órgão e entidade do Poder Executivo Estadual, visando ao aprimoramento da gestão pública.

Coordenação do Programa de Educação Corporativa

A Secretaria de Administração de Pernambuco, por meio da Coordenação de Educação Corporativa – CEDUC/SAD tem a competência de assegurar o cumprimento do Programa de Educação Corporativa; coordenar a gestão do conhecimento, proporcionando uma articulação coerente com as competências individuais e organizacionais de cada órgão ou entidade do Poder Executivo, visando o aprimoramento da gestão pública.

Execução do Programa de Educação Corporativa

Os cursos e ações de aprendizagem são executados pelas Escolas de Formação e Aperfeiçoamento do Estado, pela Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual e pela Coordenação de Educação Corporativa da Secretaria de Administração.

A quem se destina o Programa de Educação Corporativa?

Aos servidores civis e militares, empregados públicos, servidores contratados por tempo determinado (CTDs)* e cargos comissionados lotados no Poder Executivo Estadual.

*Os servidores contratados por tempo determinados devem realizar cursos relacionados diretamente às suas atividades de trabalho.