Notícias

07/08/2017

Cefospe dá início às gravações da primeira aula do Programa de Educação à Distância

imagem da notícia

 Alinhada às estratégias de atuação do Governo de Pernambuco, nas quais se encontram a valorização e o desenvolvimento dos servidores, a Secretaria de Administração do Estado (SAD), através do Centro de Formação dos Servidores de Pernambuco (Cefospe), deu início, nesta quarta-feira (02.08), às gravações da primeira aula do Programa de Educação à Distância (EAD). Este Projeto é fruto de parceria firmada entre o SAD/Cefospe e a Secretaria de Educação de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Educação Profissional, que possui larga experiência na modalidade de ensino a distância.

 

Segundo o secretário de Administração, Milton Coelho, o avanço do Programa de Educação Corporativa reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco em levar o conhecimento a todos os servidores, para que desenvolvam competências e ofereçam serviços de excelência aos cidadãos. “O ensino a distância permite atingir um contingente maior de servidores, pois supera as barreiras geográficas e temporais, mediante o uso de novas tecnologias, interiorizando o conhecimento com foco no desenvolvimento do Estado.”, enfatizou Milton.

 

De acordo com a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, esta é uma importante etapa no processo de implantação do ensino à distância no estado, iniciado em 2015 e  regulamentado em dezembro de 2016 através do Decreto nº 43.993 de dezembro de 2016. "A apropriação de novas tecnologias pela educação é um caminho sem volta. Esta nova modalidade de ensino irá possibilitar a inclusão de mais servidores nos programas de formação continuada e consequentemente promoverá um  gestão mais eficiente e transformadora em todas as regiões do Estado.", disparou Analúcia. 

 

A partir da formatação do ambiente virtual de aprendizagem do Cefospe pela Secretaria de Educação, os cursos estão sendo formatados pelos Instrutores do Cefospe e adequados a esta nova modalidade de ensino   com elaboração de materiais didáticos de fácil comunicação, gravação de vídeo aulas, criação de fóruns de debate, dentre outros, facilitando o processo de ensino aprendizagem. "As últimas décadas foram muito ricas em mudanças tecnológicas, e o ensino precisa acompanhar essas mudanças. A EAD vai auxiliar a Educação Corporativa com uma abordagem profissional, oferecendo a rapidez e a agilidade necessárias neste mundo em constante transformação." enfatizou a Coordenadora Pedagógica do Cefospe Marilene Borges.


Para o gestor de Educação à Distância da Secretaria Executiva de Educação Profissional, George Bento Catunda, o Cefospe está de parabéns pela iniciativa. “Não faz sentido você pensar em educação, seja ela formal ou corporativa, sem pensar em educação mediada por tecnologia ou à distância, pra qualquer nível de ensino. Portanto, o Cefospe deu um passo ousado, porém seguro, em ter tomando a iniciativa de ir até onde os servidores estão. Acredito que todos vão se surpreender com o numero de servidores inscritos e com a satisfação desses servidores ao termino de curso”, disparou Bento.

 

O primeiro curso a ter vídeos gravados foi o de Inteligência Emocional, com a instrutora e psicóloga Clara Emile, que falou sobre a experiência de elaborar um curso à distância “É uma experiência interessante e rica, porque nos dá oportunidade de experimentar uma nova abordagem, um novo processo de facilitação do ensino e aprendizagem. Então como professora de presencial, vivenciar essa experiência, realmente, tem sido muito gratificante”, descreveu Clara. 

 

Já a delegada especial da Polícia Civil de Pernambuco e instrutora do curso de Noções Básicas de Direito Administrativo, Marta Suelene, ressaltou a importância de uma capacitação nesses moldes para os servidores públicos da capital e do interior do Estado. “Nesse formato o acesso ao conhecimento é amplo, ou seja, os agentes poderão aprimorar e aperfeiçoar suas práticas em seus locais de trabalho, onde residem, com comodidade. É mais uma oportunidade do servidor estudar, de rever temas por meio do EAD”, disparou Marta.

 

De acordo com o coordenador da EAD do Cefospe, José Lopes, "o servidor não terá dificuldades em acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Cefospe, pois a plataforma moodle já é bastante conhecida e amigável, e os cursos estão sendo estruturados de forma dinâmica e com muitos estímulos à participação do servidor".

 

 

GRADE DE CURSOS – Ao todo, o Cefospe irá ofertar 10 cursos na modalidade de ensino à distância. Para este ano, a partir de outubro, estarão disponíveis os cursos de Inteligência Emocional e Básico de Licitação. Já para o mês de novembro estarão disponíveis os cursos de Ética e Cidadania e Básico de Contratos Administrativos. Em 2018, os servidores poderão contar com os cursos: Noções Básicas de Direito Administrativo; Redação Oficial; Patrimônio; Relações Interpessoais no trabalho; Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas.