Notícias

11/08/2017

Governo inicia trilha de aprendizagem na área de educação em Vitória de Santo Antão

imagem da notícia

 Empenhado em melhorar ainda mais o ensino nas escolas públicas do Estado e valorizar os profissionais da educação, o Governo de Pernambuco, por meio da parceria entre as secretarias de Administração (SAD), representada pelo Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), e Secretaria de Educação (SEE), iniciou nesta quarta-feira (09.08), a Trilha de Aprendizagem para os Gestores de Educação de Pernambuco da Gerência Regional de Educação (GRE) da Mata Sul, localizada no município de Vitória de Santo Antão.

De acordo com a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, a realização dos cursos in company facilita a mobilização dos gestores para o município de Vitória, sem precisar vir à capital. “Quando a GRE Mata Sul nos procurou ficamos muito felizes em contribuir, de alguma forma, para melhoria da educação no Estado, que já ocupa posição de destaque no cenário nacional. Pensamos numa trilha de capacitação que contemplasse as competências identificadas como prioritárias pela a regional de Educação. É mais uma forma de valorizar e habilitar nossos profissionais em educação para os novos desafios que se apresentam a cada dia, disparou Analúcia, lembrando que a iniciativa contou com o incentivo e o apoio do Secretário de Administração, Milton Coelho.

Durante a abertura a gestora geral da GRE Mata Sul, Ana Xavier, ressaltou a importância dos cursos do Cefospe. “São cursos maravilhosos e de ótima qualidade. Para nós é um privilégio receber o Cefospe aqui para realizar essa ação tão essencial para a educação do Estado. Estamos felizes, pois conseguimos reunir gestores educacionais de Barra de Guabiraba; Bezerros; Bonito; Camuçim de São Félix, Palmares; Chã de Alegria; Chã Grande; Escada; Glória do Goitá; entre outros, num só polo. Está sendo um momento muito enriquecedor para todos, de muita interação e troca de saberes”, listou Ana Xavier.

Versando sobre a motivação humana e seus processos na organização pública, o curso de “Liderança Motivacional na Administração Pública”, primeiro da trilha, e ministrado pelo Instrutor do Cefospe, João Batista, foi moldado especialmente para os gestores em educação. Segundo João, o desafio do curso é relacionar o conceito de liderança motivacional e sua aplicabilidade no ambiente organizacional. “Abordamos a importância da motivação, seus aspectos sociais e teorias envolvendo os autores Herzberg e Douglas MacGregor, despertando o comprometimento desses servidores, com destaque para o lado humano nas organizações” enfatizou o instrutor.

Para a gestora da Escola de Referência em Ensino Médio Cleto Campêlo de Gravatá, Orlene Nascimento, a trilha de capacitação é importante. “Irá acrescentar demais a minha carreira. Estamos sempre necessitando de conhecimento; reciclagem. São ações como esta que impulsionam a educação do Estado. Vou levar os aprendizados adquiridos aqui para toda a vida”, comemorou Orlene.

A ideia da trilha é expandir esse trabalho e realizar um programa de formação continuada, com mais cursos, para os gestores dos 13 municípios integrantes da nossa Gerência Regional. Ao todo serão três cursos ministrados em agosto, setembro e outubro respectivamente. São eles: Liderança Motivacional na Administração Pública; Relações Interpessoais e Planejamento Estratégico.