31/03/2020

SAD e SEE firmam parceria para capacitação de 1 mil professores do Estado

A Secretaria de Administração do Estado, por meio do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Público do Estado de Pernambuco (Cefospe), firmou uma parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) para capacitar 1 mil professores na modalidade a distância - EAD.

As inscrições para as 300 vagas dos Cursos Currículo Pernambuco e a segunda turma do Curso Pensamento Científico com 200 vagas seguem até a próxima sexta-feira (03.04) no site da SEE: www.educacao.pe.gov.br.

Deste total, 300 são para o Curso Currículo Pernambuco Português (150) e Matemática (150), com 40 h/aula, além de 700 educadores no Curso Pensamento Científico, 40h/aula, dos quais 500 já iniciaram o curso. O público-alvo dessas formações são professores da rede pública da SEE.

A Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, destaca a prioridade de investir na formação dos professores neste momento difícil de calamidade pública decorrente da pandemia do Coronavírus. “É muito importante organizarmos uma rotina de estudos e colocar em prática projetos de formação de professores que sejam de interesse do Estado. A Secretaria de Educação e Esportes do Estado, em parceria com o Cefospe, vem oferecer duas oportunidades de qualificação para professores, uma voltada para o trabalho com investigação científica (curso pensamento científico) e outra voltada para entender melhor o Currículo de Pernambuco, dos anos finais do ensino fundamental, de Língua Portuguesa é Matemática. Contamos com a participação e engajamento de todos”, disse.

A Diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, destaca a prioridade destas capacitações EAD. “A formação a distância é um facilitador neste período de trabalho remoto. Temos parceria com a Secretaria de Educação e Esportes no Ensino a distância desde 2017, e priorizamos sempre contribuir com a Educação de Pernambuco em projetos tão importantes como esta formação continuada dos professores. Não vamos parar mesmo diante deste momento tão desafiador para todos”.

Os Cursos EAD serão realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA do Cefospe, tendo o Currículo Pernambuco sido desenvolvido pela SEE em parceria com Cefospe, e o Pensamento Científico elaborado numa parceria SEE, Programa Formar da Fundação Leman e Tríade Educacional.

O Coordenador de Ensino a Distância do Cefospe, José Lopes, destaca a qualidade do conteúdo dos cursos. “Os professores das redes estadual e municipal de Pernambuco terão acesso nestes cursos a um rico material de estudo, com fácil acesso ao AVA do Cefospe, contendo cadernos eletrônicos, vídeos, fóruns, atividades e materiais complementares e serão acompanhados continuamente por tutores e coordenadores”.