Servidores iniciam curso de redação oficial na PGE-PE
NotíciasPadronizar a redação dos documentos que tramitam na Administração Estadual é o objetivo do Curso de Redação Oficial, Revisão Gramatical e Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, iniciado nesta segunda-feira (2) no auditório da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). Participam 30 servidores da PGE que trabalham na sede, no Recife, e na Regional de Petrolina. O curso é realizado em parceria com o Centro de Formação do Servidor Público de Pernambuco (Cefospe).
Durante três semanas, nas segundas e terças-feiras, a turma entrará em contato com as normas previstas no Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, adotado como padrão pelo Estado de Pernambuco. As aulas são ministradas pelo professor Márcio Roberto Cavalcanti, responsável pelo curso no Cefospe desde 2009. Policial civil há 15 anos e atualmente chefe da Unidade de Suporte Técnico, ele é formado em Letras pela UFPE e ministra aulas na Escola de Contas do TCE e no IFPE, além de cursos in company.
“O objetivo é tentar popularizar a formatação dos documentos oficiais do Estado de Pernambuco, de maneira que tenhamos uma padronização desses documentos”, informa Cavalcanti, acrescentando que a promoção do curso, ofertado com frequência pelo Cefospe, reflete o esforço do Estado para reduzir a miscelânea de estilos adotados pelos diversos órgãos e secretarias.
Além da normatização de ofícios, comunicações internas (CI) e e-mails corporativos, os alunos aprenderão mais sobre as novas regras ortográficas e sobre aspectos da língua portuguesa que são necessários para a realização dos documentos oficiais, como estrutura do texto, qualidade da linguagem, tipo de vocabulário, entre outros assuntos.
A coordenadora do curso pelo Cefospe, Tânia Pereira, destaca o trabalho conjunto da PGE-PE com o Cefospe para a realização do curso na Procuradoria. “É uma parceria que queremos fortalecer para o bem do servidor”, afirmou.
O curso atendeu a uma solicitação da Secretaria Geral da PGE-PE ao Centro de Estudos Jurídicos (CEJ) e conta com o apoio da Unidade de Recursos Humanos (URH). A programação continua nos dias 3, 9, 10, 16 e 17 de maio, das 13h30 às 17h.
Fotos e outras notícias no www.pge.pe.gov.br